• 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 06] Matemática - Resolução de 161 até 165
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 05] Matemática - Resolução de 156 até 160
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 04] Matemática - Resolução de 151 até 155
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 03] Matemática - Resolução de 146 até 150
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 02] Matemática - Resolução de 141 até 145
  • 🔴 [ENEM 2025 PPL Live 01] Matemática - Resolução de 136 até 140

Física I(Poliedro) Pêndulo e força resultante em ponto de inversão Tópico resolvido

Mecânica: Estática e Dinâmica
anastacialina Offline
1 - Trainee
Mai 2020 05 20:44

(Poliedro) Pêndulo e força resultante em ponto de inversão

Mensagem por anastacialina »

Oi, aBigos? Como vão? Gente, não pensei que uma questãozinha teórica pudesse me fazer suar a camisa. LOL. Então, eu até que acertei essa questão, mas sabe quando você não consegue explicar para alguém; então, esse é meu caso. Eu tenho uma mania de dizer pra mim mesma o seguinte: "se você não cosegue se explicar isso, você não sabe de fato". Eu sei, eu sei... não é um fator absoluto, mas anda dando certo pra mim. Essa questão eu não sei explicá-la, então a jogo no limbo das questões que eu sei, mas não sei... 'Tendeu? Kkk Alguém poderia me ajudar? P.S.: só a letra "a", okay?
(Poliedro) O pêndulo da figura oscila em condições ideais, tendo como posições de inversão do sentido do seu movimento os pontos P e R.
Sem título.png
Sem título.png (52.3 KiB) Exibido 4079 vezes
a) assinale a opção que melhor representa a força resultante ([tex3]\mathrm{\vec{F}}[/tex3]) na esfera pendular, quando esta ocupa a posição P.
Sem título.png
Sem título.png (78.17 KiB) Exibido 4079 vezes
b) Assinale a opção que melhor representa a força resultante ([tex3]\mathrm{\vec{F'}}[/tex3]) na esfera pendular, quando esta ocupa a posição Q (mais baixa da trajetória), proveniente da posição P.
Sem título.png
Sem título.png (72.85 KiB) Exibido 4079 vezes
Resposta

a) D
b) A
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
Planck Offline
5 - Mestre
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 986 vezes
Mai 2020 05 20:58

Re: (Poliedro) Pêndulo e força resultante em ponto de inversão

Mensagem por Planck »

Olá, anastacialina.

A ideia é desenhar os vetores das forças que atuam no pêndulo em cada ponto e obter a força resultante.

Note que, no ponto P, temos a força de tração, orientada para o centro da trajetória circular e a força peso orientada para baixo. A resultante dessas forças está representada na alternativa D. Observe que isso é coerente com o movimento, pois, o pêndulo inicia seu movimento de descida.

555B32C6-64E8-44E4-B982-940A13C2323B.gif
555B32C6-64E8-44E4-B982-940A13C2323B.gif (82.93 KiB) Exibido 4074 vezes
Editado pela última vez por Planck em 05 Mai 2020, 21:01, em um total de 1 vez.
MateusQqMD Offline
5 - Mestre
Nome completo: Mateus Meireles
Agradeceu: 1146 vezes
Agradeceram: 1362 vezes
Mai 2020 06 00:05

Mensagem por MateusQqMD »

Olá, anastacialina.

Irei mostrar a decomposição das forças para facilitar a visualização da resultante.
figure8.png
figure8.png (43.63 KiB) Exibido 4062 vezes
a) Imaginando que a esfera é solta do ponto [tex3]P,[/tex3] sua velocidade é nula neste ponto e a tração anula a componente [tex3]\mathrm{mg\cos \theta,}[/tex3] de sorte que a resultante é perpendicular ao fio [tex3](\mathrm{mg \sen \theta}).[/tex3]

b) Na posição mais baixa da trajetória não existe resultante tangencial, mas existe resultante centrípeta [tex3]\mathrm{R_{ct}}.[/tex3]
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
anastacialina Offline
1 - Trainee
Mai 2020 06 19:10

@Planck, @MateusQqMD muito obrigado. Agora entendi perfeitamente. Valeu mesmo.
Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!
anastacialina Offline
1 - Trainee
Mai 2020 06 19:13

Gente, de verdade, eu gostaria de eleger duas respostas. Mas acho que não tem como. Se tiver, me contem por favor. As duas formas foram de grande ajuda, mas como o @Planck respondeu primeiro eu vou eleger a dele. Eu nem sei muito bem se isso é certo, pois o @MateusQqMD me ajudou também. Devo eleger uma ou deixar sem?
mcarvalho Offline
3 - Destaque
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 79 vezes
Mai 2020 06 20:59

Mensagem por mcarvalho »

anastacialina escreveu: 06 Mai 2020, 19:13 Gente, de verdade, eu gostaria de eleger duas respostas. Mas acho que não tem como.
Não tem. Lembro-me que teve uma certa discussão a respeito disso há um tempo, mas acabou concordando-se que o melhor era permitir somente uma solução aceita mesma (e também porque seria mais difícil implementar de outra forma). Existe um recurso bem legal do fórum que é o de agradecimento: você agradece ao autor da postagem pela postagem (qualquer um pode agradecer, não só o criador do tópico). No momento ele está desativado, aparentemente ele atrapalhava um pouco o carregamento da página - talvez volte em breve, não sei.
anastacialina escreveu: 06 Mai 2020, 19:13 Devo eleger uma ou deixar sem?
Prefira sempre eleger uma. Isso inclusive serve de referência para outros usuários que acessem o tópico. Como ambas as respostas do @Planck e do @MateusQqMD são de excelente qualidade, como de costume, me parece justo escolher a primeira.
"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth
MateusQqMD Offline
5 - Mestre
Nome completo: Mateus Meireles
Agradeceu: 1146 vezes
Agradeceram: 1362 vezes
Mai 2020 07 00:15

Mensagem por MateusQqMD »

De nada, anastacialina :)

Sobre as resoluções, não é possível marcar mais de uma reposta e acredito que isso seja para que a resposta marcada sirva como referência para outras pessoas que acessarem determinado tópico.

Normalmente, quando diferentes, várias respostas apenas enriquem o fórum. Coloquei minha mensagem anterior porque entender direitinho essa decomposição é muito importante para diversos problemas de física.

E sobre as situações em que surgem mais de uma solução, sugiro que você prossiga de um dos modos:

1) Caso você entenda apenas uma solução, marque a que você acredita ser a melhor.

2) Caso você entenda mais de uma solução, marque a que foi colocada primeiro.

Também recomendo que sempre procure agradecer aos que se dispõe a te ajudar, qualquer que seja a situação. Penso que seja um comportamento saudável.
Editado pela última vez por MateusQqMD em 07 Mai 2020, 00:49, em um total de 1 vez.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder