Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Considere que em um indivíduo de genótipo
AaBb (cis), a taxa de recombinação durante a
gametogênese foi de 15%. Quais são os tipos de
gametas recombinantes formados e suas respectivas
proporções?
Resposta
Ab (7,5%) e aB (7,5%)
Por que esta questão não seguiu a mesma linha de raciocínio da questão abaixo? Assim a resposta seria Ab (3,75%) E aB (3,75%)
Define-se taxa de recombinação como a soma das porcentagens dos descendentes recombinantes. Por exemplo, para a questão postada na forma de imagem, a taxa de permutação entre os genes A e B é [tex3]10\%[/tex3](Ab)[tex3]+ 10\%[/tex3] (aB) [tex3]= 20\%.[/tex3]
Agora, veja que o enunciado transcrito nos dá a taxa de recombinação [tex3](15\%),[/tex3] daí a porcentagem dos recombinantes ser [tex3]7,5\%[/tex3] Ab e [tex3]7,5\%[/tex3] aB, pois [tex3]7,5\% + 7,5\% = 15\%. [/tex3]
Nota:
No arranjo do tipo cis os alelos dominantes A e B situam-se no mesmo cromossomo, e os alelos recessivos a e b situam-se no cromossomo homólogo correspondente (por esse motivo os recombinantes são Ab e aB).
Editado pela última vez por MateusQqMDMOD em 07 Set 2020, 17:49, em um total de 2 vezes.
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Na questão postada em forma de imagem, quando o enunciado diz que ocorre o crossing-over em 40% das células, não deveria eliminar as formas parentais (AB e aB), já que ele afirma a ocorrência de permutação?
Essa informação serve apenas pra determinar quais (quantas) células sofrem permutação. Por exemplo, caso nenhuma célula [tex3](0\%)[/tex3] sofresse crossing-over, os gametas produzidos seriam AB [tex3](50\%)[/tex3] e ab [tex3](50\%).[/tex3]
"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Olá tudo bem? eu sei que faz muito tempo que esse chat acabou mas eu tenho a seguinte dúvida: Na questão transcrita, a proporção dos cromossomos recombinantes seriam no total 7,5% [sendo para (Ab= 3,75%) e (aB= 3,75%)]. Dito isso, os cromossomos parentais deveriam ser a soma de 42,5% + 3,75%, não? esses valores são referentes aos gene que sofreram e não sofreram a recombinação, crossing-over.
Estou com muita dúvida nesse sentido, e gostaria de saná-la, se possível.
Admita que o gene(a) para albinismo (recessivo) apresenta ligamento fatorial completo com um gene letal (l)recessivo. Qual a probabilidde de existência de indivíduos albinos na prole de um cruzamento:
Michele obrigado por responder mas a resposta é essa mesmo . Eu também não entendi , a única possibilidade que encontrei foi fazer 2 cruzamentos que dão [tex3]\frac{1}{3}[/tex3] ,fazendo o cruzamento de Al x Al dá 1/3 AA (albino ) e fazendo o...
A figura representa uma célula com os seus respectivos alelos e a distância entre eles.
Se um indivíduo com o genótipo da célula apresentada for cruzado com um indivíduo recessivo, aabb, a porcentagem de descendentes Aabb resultante desse...
Olá, gostaria de ajuda para o cálculo do número de gametas não-recombinantes e da taxa de recombinação desta questão: Analise as proposições a seguir, considerando a seguinte situação: Em uma amostra de 100 (cem) espermatogônias, de um organismo...
Algo importante a se saber é que a taxa de permuta (ou recombinação) é metade da porcentagem de células que sofrem permutação. Ao mesmo tempo, essa taxa representa o total de gametas recombinantes. Provemos no seu caso onde 20 das células sofrem...
Admita que a distância entre os genes para hemofilia e daltonismo, recessivos e ligados ao sexo, seja de 9 unidades. O gene para cor dos olhos é autossômico. Uma mulher normal, de olhos castanhos, cujo pai era hemofílico, cuja mae tinha olhos azuis...
I) A probabilidade de nascer uma criança do sexo masculino é 50%
II) Como a mulher tem uma mãe heterozigota para a cor dos olhos e o marido desta tem olhos azuis (recessivos), teremos: [tex3]Aa \times aa \rightarrow 1Aa:1aa[/tex3]
A probabilidade...
Quando dois genes estão em um mesmo cromossomo, existe uma ligação gênica. A taxa de recombinação entre eles dependerá do quanto estiverem afastados um do outro, no cromossomo. A esse propósito, analise a figura e as afirmações feitas a seguir. 0-0)...