Alguém poderia fornecer o passo-a-passo detalhado do raciocínio dessa questão ? Obrigada desde já!!
Tenho muita dúvida quando se relaciona a conjunto e subconjunto do Conjuntos das partes(como nessa questão)
Eu sei que relação entre elemento e conjunto (usa-se pertence e não pertence)
De mesmo modo, relação entre dois conjuntos(usa-se está contido ou não está contido) - só que as vezes confundo quando uso essa ideia no conjunto das partes.
As vezes fico em dúvida na utilização da simbologia de pertinência e (contém ou não contém)
Enunciado da questão :
Sendo A={1,2}, temos P(A)= { conjunto vazio, {1}, {2}, {1,2}} Classifique como verdadeira ou falsa cada proposição: (Só coloquei as que tenho mt dúvida)- MAS PRA GARANTIR total aprendizagem, pode detalhar o restante(se n for incômodo). Elas estão no ANEXO
A) {1} pertence ao conjuntos das parte de A
Dúvida: o {1} é subconjunto ou elemento ?
C) 1 pertence ao conjunto das partes de A
Dúvida: 1 como subconjunto ou elemento ??
D) {1} está contido no conjunto das partes de A
Dúvida : {1} é elemento ou subconjunto ?
E) {{1}} está contido no conjunto das parte de A
Dúvida: isso {{1}} é um subconjunto ?
F) {1,2} pertence ao conjunto A
G) {1,2} pertence ao conjunto das Partes de A
i) A pertence ao conjunto das parte de A
J) A está contido no conjunto das partes de A
L) o conjunto vazio está contido em A
N) o conjunto Vazio pertence ao conjunto A
GAB respectivo (ANEXO)
A)V
B)V
C)F
D)F
E)V
F)F
G)V
H)V
I)V
J)F
K)V
L)V
M)V
N)F
Muito obrigada!
Ensino Médio ⇒ Conjuntos das partes- Tópico resolvido
- inguz Offline
- Agradeceu: 11 vezes
- Contato:
Out 2020
22
09:17
Conjuntos das partes-
- Anexos
-
- AFD3D5D5-B3F1-43EB-A039-828A8566292D.jpeg (66.04 KiB) Exibido 1446 vezes
"Liberdade ainda que tardia".
- petras Offline
- Agradeceu: 1108 vezes
- Agradeceram: 2318 vezes
Out 2020
22
10:16
Re: Conjuntos das partes-
inguz,
Primeiro, um conjunto pode ser um elemento ..Quando eu tenho um conjunto formado por conjuntos...cada conjunto será um elemento.
Pense num armário..com várias gavetas..o armário é o conjunto maior e cada gaveta é um conjunto menor..conjunto de meias..conjunto de camisas...etc
Um modo prático de não se confundir elemento e conjunto
Se a representação for idêntica ao que temos entre chaves então teremos um elemento
a) {1} é a representação idêntica do que está entre as chaves ..então é um elemento
b) 1 ..existe um representação idêntica entre as chaves...então é um elemento deste conjunto
c) 1 ..não existe um representação idêntica entre as chaves...então é não um elemento deste conjunto
d) como já vimos em a) é um elemento então a relação é de pertinência
e) Aqui temos um subconjunto dos conjuntos das partes da: o elemento é {A} para termos um subconjunto de um elemento basta colocá-los entre chaves. Portanto {{A}} é um subconjunto e a relação é de inclusão..
i) A pertence ao conjunto das parte de A. Como já vimos {1, 2} é elemento de P(A) pois encontramos ele exatamente igual ao que está entre as chaves de P(A)
j) A está contido no conjunto das partes de A. Da anterior sabemos que é falsa
L) o conjunto vazio está contido em A. Conjunto vzaio está contido em qualquer conjunto
N) o conjunto Vazio pertence ao conjunto A.
Com isso tente fazer as outras, acho que não terá problemas.
Primeiro, um conjunto pode ser um elemento ..Quando eu tenho um conjunto formado por conjuntos...cada conjunto será um elemento.
Pense num armário..com várias gavetas..o armário é o conjunto maior e cada gaveta é um conjunto menor..conjunto de meias..conjunto de camisas...etc
Um modo prático de não se confundir elemento e conjunto
Se a representação for idêntica ao que temos entre chaves então teremos um elemento
a) {1} é a representação idêntica do que está entre as chaves ..então é um elemento
b) 1 ..existe um representação idêntica entre as chaves...então é um elemento deste conjunto
c) 1 ..não existe um representação idêntica entre as chaves...então é não um elemento deste conjunto
d) como já vimos em a) é um elemento então a relação é de pertinência
e) Aqui temos um subconjunto dos conjuntos das partes da: o elemento é {A} para termos um subconjunto de um elemento basta colocá-los entre chaves. Portanto {{A}} é um subconjunto e a relação é de inclusão..
i) A pertence ao conjunto das parte de A. Como já vimos {1, 2} é elemento de P(A) pois encontramos ele exatamente igual ao que está entre as chaves de P(A)
j) A está contido no conjunto das partes de A. Da anterior sabemos que é falsa
L) o conjunto vazio está contido em A. Conjunto vzaio está contido em qualquer conjunto
N) o conjunto Vazio pertence ao conjunto A.
Com isso tente fazer as outras, acho que não terá problemas.
- inguz Offline
- Agradeceu: 11 vezes
- Contato:
Out 2020
26
10:12
Re: Conjuntos das partes-
Obrigada pela suaaa existência Petras !!! e por ter tirado a minha dúvida! hahaha s2
agr a coisa clareou aqui na mente, me confundia dms
Editado pela última vez por inguz em 26 Out 2020, 10:20, em um total de 2 vezes.
"Liberdade ainda que tardia".
-