Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Poste aqui questões de Vestibulares ou questões que você obteve durante seu estudo para Vestibulares.
Informe a fonte, o ano e o assunto. Exemplo: (FUVEST - 2008) Logaritmos.
Se, em 15 anos, o salário mínimo teve um aumento nominal de 300% e a inflação foi de 100%, é correto afirmar que o aumento real do salário mínimo, nesse período, foi de
a) 50%
b) 100%
c) 150%
d) 200%
e) 250%
Resposta
B
Aumento nominal de 300% = x + 300% x --> O salário passou a ser 4x.
Inflação de 100%: 4x - 100%x = 3x.
3x = x + 200% x, então o aumento real do salário mínimo foi de 200%.
Tinha pensado dessa forma, alguém pode me esclarecer?
É que assim, o aumento real indica o quanto o meu poder de compra aumentou. Se eu ganhava 100 reais, então eu podia comprar um produto que custava 100 reais. Durante o período o meu salário aumentou em 300%, então foi para 400 reais. Mas nesse período a inflação aumentou em 100%, portanto, o produto que antes custava 100, agora custa 200. Antes eu comprava um só com meu salário, agora consigo comprar dois. Portanto, o meu salário, "na prática" dobrou, o que significa um aumento de 100% (100% que eu já tinha+ 100% que aumentou).
Caso ainda tenha dúvidas, avise.
[tex3]\color{YellowOrange}\textbf{Não importa o quanto se esforce ou evolua, você sempre estará abaixo do Sol}[/tex3] [tex3]\textbf{Escanor}[/tex3]
Bom dia,
Pessoal estou com um problemão, o negócio é o seguinte:
Tenho um funcionário que recebe R$ 1500,00 e deve passar a receber R$ 3000,00, no entanto, para fechar os R$ 3000,00 ele precisa receber 40% na forma de gratificação e o restante como...
Em uma fábrica trabalham 60 homens, 45 mulheres e 30 crianças. A importância dos salários de um dia de trabalho é R$ 11.780,00. Sabe-se que 5 dias de trabalho de um homem valem 9 dias de uma mulher e que 6 dias de uma mulher valem 11 dias de uma...