Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio que você obteve durante seu estudo de Ensino Médio.
Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular
Resolvendo modo Gênio[tex3]{\color{SeaGreen}(2a+b)^2}-{\color{Purple}(3b-a)^2}\\{\color{SeaGreen}(4a^2+4ab+b^2)} - {\color{Purple}(9b^2-6ab+a^2)}\\3a^2+10ab-8b^2\\3a^2-2ab+12ab-8b^2\\a(3a-2b)+4b(3a-2b)[/tex3]
[tex3](a+4b)(3a-2b)[/tex3]
É, eu não entendi onde iria ser usado a diferença de quadrados.
Resolvendo de maneira normal (Báskara)
Olha, o problema aí é enxergar como a gente fatora ali a última parte [tex3]\boxed{3a^2+10ab-8b^2}[/tex3], e real que nem eu (que estou escrevendo a resposta) respondi daquela forma, afinal, não sou nenhum gênio. Mas vamos lá, para terminar essa fatoração, vamos usar Báskara. No caso, eu vou tomar [tex3]a[/tex3] como variável.
Veja a semelhança (eu vou usar [tex3]\boxed{m, n,o}[/tex3] pra não ficar confuso)
Depois, podemos ignorar esse [tex3]0[/tex3], e a fatoração está feita. Talvez isso de jogar Báskara, pegar os valores e multiplicar pareça entranho, mas é muito comum quando vc estudar retas em Geometria Analítica (exceto a parte de ignorar o [tex3]0[/tex3]) e ele te da uma mega função perguntando se a equação é de retas não perpendiculares por exemplo, enfim, a resposta é:
Observação
No final, é sempre bom que você verifique a conta, afinal, tem uma simplificação marota aí, tipo [tex3]\boxed{6a-4b\,\,\,\rightarrow\,\,\,3a-2b}[/tex3]; Quando se trata de equações de retas (Quando você usa em Geometria Analítica), já que não ignoramos o [tex3]0[/tex3], a conta segue perfeita, mas já que estamos em fatoração, é necessário testar as variantes, sabe, no final, é fácil distinguir, já que o número saltaria pra fora (ver exemplo a baixo hipotético)
[tex3]6a-4b=2(3a-2b)[/tex3]
No final, a conta ficaria
[tex3]3(a+4b)(3a-2b)[/tex3]
Então né, o valor multiplica todos os valores, mas né, é uma atenção necessária.
Editado pela última vez por LostWalker em 12 Mar 2021, 23:02, em um total de 2 vezes.
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo." -Melly
LostWalker,
"eu não entendi onde iria ser usado a diferença de quadrados."
A diferença de quadrados é utilizada na expressão principal..
(2a+b-(3b-a))(2a+b+3b-a) =
(3a-2b).(a+4b)
Editado pela última vez por petrasMOD em 13 Mar 2021, 08:49, em um total de 2 vezes.
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo." -Melly
Paulo está interessado em fazer vestibular para o curso de matemática e quer compreender a seguinte frase: "A diferença dos quadrados de dois números ímpares é sempre divisível por 8". Ele verificou a validade da frase para alguns casos...
a = 2p+1
b = 2q+1
Então [tex3]a^2 - b^2 = (a-b)(a+b) =2(p-q)(2p+2q+2) = 4(p-q)(p+q+1)[/tex3]
Para mostrar que é divisível por 8, basta achar mais um fator 2. Vejamos:
i) Se p e q forem ímpares, então p-q será par. Logo, o número será divisível por...
Sejam K = {p1, p2, …, p2022} um conjunto de 2022 números primos distintos e S o conjunto dos números naturais que admitem apenas esses primos em sua fatoração. Qual a maior quantidade de elemento que podemos escolher de S de modo que o produto de...