a) Qual o menor intervalo de comprimento de onda que pode ser resolvido, na terceira ordem, nas vizinhanças de [tex3]\lambda =500nm[/tex3]?
b) Quantos máximos de ordem mais elevada podem ser observados?
a) 54pm
b) nenhum
Se sua dúvida foi solucionada, por favor, marque a solução.

Se não foi, poste sua dúvida aqui.
Tenho certeza que algum usuário irá te ajudar :)
Grande abraço,
Prof. Caju
Bom dia, está certo. Mas o exercício quer o numero de ordens mais elevadas que o 3, não há nenhum.gibbs escreveu: 17 Jul 2025, 08:28 Na letra b), eu estou achando 3 como resposta. Alguém poderia dizer qual seria o meu erro? Ou o gab estaria errado?
Eu usei a equação da rede de difração: [tex3]n\lambda=dsen\theta [/tex3]. Como é pedido n máximo, considerei [tex3]sen\theta [/tex3] máximo, ou seja, [tex3]sen\theta=1[/tex3]. Daí, [tex3]n_{máx}=\left \lfloor \frac{d}{\lambda}\right \rfloor \to n_{máx}=\left \lfloor \frac{1,67\cdot 10^{-6}}{5\cdot10^{-7}}\right \rfloor=3 [/tex3]
Ah, tinha interpretado o enunciado errado, muito obrigada!LeoJaques escreveu: 18 Jul 2025, 09:59Bom dia, está certo. Mas o exercício quer o numero de ordens mais elevadas que o 3, não há nenhum.gibbs escreveu: 17 Jul 2025, 08:28 Na letra b), eu estou achando 3 como resposta. Alguém poderia dizer qual seria o meu erro? Ou o gab estaria errado?
Eu usei a equação da rede de difração: [tex3]n\lambda=dsen\theta [/tex3]. Como é pedido n máximo, considerei [tex3]sen\theta [/tex3] máximo, ou seja, [tex3]sen\theta=1[/tex3]. Daí, [tex3]n_{máx}=\left \lfloor \frac{d}{\lambda}\right \rfloor \to n_{máx}=\left \lfloor \frac{1,67\cdot 10^{-6}}{5\cdot10^{-7}}\right \rfloor=3 [/tex3]
O item A) é um pouco desfocado.