Bloqueador de anúncios detectado: Nosso site é possível exibindo anúncios online para nossos visitantes. Por favor, considere nos apoiar desativando seu bloqueador de anúncios em nosso site.
Pois "haver" está funcionando como verbo auxiliar de "iniciado". Nesse caso, o verbo haver irá se flexionar.
Podemos ainda colocar em outra ordem, ficando: os trabalhos haviam se iniciado.
Espero ter ajudado!!
Ajudou muito! Mudar a ordem é ótimo, ajuda a visualizar melhor. Obrigada
Aliás, vc sabe me dizer por que é aceito usar tanto o 'previsse' quanto o 'previssem' nesse caso?
Editado pela última vez por NathaliaBr em 10 Set 2021, 11:39, em um total de 1 vez.
Não tenho certeza, mas acho que seria algo assim. Vamos primeiro dividir em dois casos:
1. Sem que se previsse quais seriam os candidatos vitoriosos.
2. Sem que se previssem quais seriam os candidatos vitoriosos.
No primeiro caso, o sujeito seria indeterminado. É possível perceber isso melhor vendo outro exemplo com o índice de indeterminação do sujeito ("se") e uma palavra atrativa:
aqui, vive-se bem/aqui, não se vive bem (perceba que o "não" atraiu o "se" da mesma forma que o "que" atraiu no primeiro caso acima)
No segundo, "previssem" está concordando com "candidatos vitoriosos", portanto, o sujeito seria simples (a frase estaria na voz passiva sintética). Observe: sem que os candidatos vitoriosos se previssem = sem que os candidatos vitoriosos fossem previstos. Desse modo, o "se" agora está atuando como partícula apassivadora. Por isso as duas formas estariam corretas.
Espero que tenha entendido, vale ressaltar novamente que não tenho certeza kkkk
Eu tinha aprendido que, quando o verbo for transitivo direto e estiver seguido do 'se', esse 'se' indicaria uma partícula apassivadora (verbo se flexiona)
e, quando o verbo for transitivo indireto e seguido do 'se', esse 'se' indicaria um índice de indeterminação do sujeito (verbo não se flexiona)
Seguindo essa ideia, achei que o correto era 'previssem'. Jesus, como é difícil estudar gramática kkkk
A concordância da letra A está correta (lembrando que há, na verdade, duas orações, "Fomos nós", oração principal, e "quem resolvemos a questão", oração subordinada). Nesse caso, segundo a norma culta, o verbo...